APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID PARA O ENSINO DE CIÊNCAS.

Autores

  • Clécio Danilo Dias da Silva Centro Universitário UNIFACEX.
  • Brayan Paiva Cavalcante Centro Universitário UNIFACEX.
  • Luís Guilherme Bezerra Maciel Centro Universitário UNIFACEX.
  • Daniele Bezerra Santos Centro Universitário UNIFACEX.
  • Lúcia Maria Almeida Centro Universitário UNIFACEX.

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Abordagens metodológicas. Aprendizagem.

Resumo

RESUMO: As modalidades didáticas e abordagens metodológicas inovadoras são formas pelas quais os professores utilizam para chamar a atenção dos discentes em suas práticas pedagógicas. Diversas pesquisas na área do ensino de Ciências têm abordado o levantamento e desenvolvimento de conhecimento e materiais didático-pedagógicos alternativos, considerando a realidade na qual o discente encontra-se, seu contexto social e cultural. Esse trabalho teve como objetivos aguçar a curiosidade dos discentes, facilitar e contribui para a compreensão dos conhecimentos relacionados a morfofisiologia dos sistemas corporais. As atividades ocorreram através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da instituição de ensino UNIFACEX. Utilizou-se a proposta educacional dos três momentos pedagógicos de Paulo Freire. Um planejamento prévio com sequências didáticas para o desenvolvimento de atividades compatíveis com as necessidades de cada turma foi elaborado. A abordagem dos três momentos de ensino e diferentes modalidades didáticas possibilitaram aos alunos uma formação mais crítica e consciente voltada para construção da cidadania, além de contribuir no desenvolvimento da prática pedagógica dos bolsistas do PIBID/UNIFACEX permitindo-lhes vivenciar as dificuldades do dia-a-dia no cotidiano escolar.

 

Palavras-chaves: Ensino de Ciências. Abordagens metodológicas. Aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Clécio Danilo Dias da Silva, Centro Universitário UNIFACEX.

Aluno do curso de ciências biológicas do  Centro Universitário UNIFACEX.

Brayan Paiva Cavalcante, Centro Universitário UNIFACEX.

Aluno do curso de ciências biológicas do  Centro Universitário UNIFACEX.

Luís Guilherme Bezerra Maciel, Centro Universitário UNIFACEX.

Aluno do curso de ciências biológicas do  Centro Universitário UNIFACEX.

Daniele Bezerra Santos, Centro Universitário UNIFACEX.

Professor do Curso de Ciências Bioógicas do UNIFACEX

Lúcia Maria Almeida, Centro Universitário UNIFACEX.

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). Doutora em Psicobiologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora De Ciências Biológicas na Universidade do estado do Rio grande do Norte e da Secretaria Municipal de Educação de Natal. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, moscas-das-frutas do genero Anastrepha. Ensino de Ciências e Educação. Professora da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN -FACEX.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Silva, C. D. D. da, Cavalcante, B. P., Maciel, L. G. B., Santos, D. B., & Almeida, L. M. (2016). APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID PARA O ENSINO DE CIÊNCAS. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 14(1 esp.), 17–30. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/693