A SEXUALIDADE COMO TEMA MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Educação Sexual. Saúde. Aprendizagem Escolar.

Resumo

O presente artigo com o título “A Sexualidade como tema mediador do processo de ensino-aprendizagem de biologia, aborda a promoção da educação sexual no ambiente escolar. Tivemos como objetivo conscientizar os jovens sobre as práticas sexuais saudáveis através dos conteúdos da matriz curricular especificamente discutir o sistema reprodutor masculino e feminino; conhecer as principais DST’S suas causas e consequências; reconhecer a necessidade do sexo seguro; esclarecer mitos e verdade sobre a sexualidade e informar sobre a importância do uso correto dos contraceptivos. Toda discussão será pautada respeitando a diversidade sexual. Para efetivação deste estudo tomamos como referencial teórico os conhecimentos de Dantas et al (1997), Jardim ( 2009), Brasil (1997) e outros que discutem esta questão. O campo empírico do nosso estagio  realizado pelo Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência foi uma Escola da zona sul de Natal/RN com o 1° ano do Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa exploratória e questionário estruturado para coletar e analisar os dados. Através efetivação das etapas realizadas, torna-se evidente um resultado benéfico em relação aos jovens, uma vez que a realidade em que eles estão inseridos é bastante tendenciosa a práticas sexuais precoces. Acreditamos que demos o primeiro passo para desenvolvimento da educação sexual e da saúde no ambiente escolar, pois o conhecimento é a grande possibilidade de transformação na saúde e qualidade de vida dos alunos.

 

Biografia do Autor

Lucia Fatima Cunha, UNIFACEX

Atualmente é Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Secretaria Municipal de Educação de Natal/RN, partícipe do Grupo de Estudos e Pesquisas: Docência e Aprendizagem (DOAPRE) coordenado pela Profª. Drª. Maria Salonilde Ferreira. Professora do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX/RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no processo de ensino aprendizagem, atuando especialmente nas disciplinas, psicologia, didática e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso principalmente nos seguintes temas: sessão reflexiva, planejamento, aprendizagem, brinquedo, estratégia de ensino, metodologia, conceito, planejamento, formação, pratica docente, reflexão critica e no desenvolvimento das funções mentais em especial a atenção. Doutora em Ciências da Educação com tese intitulada ATENÇÃO, CONSCIÊNCIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE SUAS INTERCONEXÕES.

Elaine Regina Batista da Cruz, UNIFACEX

Estudante de Ciências Biológicas. Bolsista do PIBID/UNIFACEX.

Renata de Souza Bezerra, UNIFACEX

Estudante de Ciências Biológicas. Bolsista do PIBID/UNIFACEX.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Cunha, L. F., Cruz, E. R. B. da, & Bezerra, R. de S. (2016). A SEXUALIDADE COMO TEMA MEDIADOR DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 14(1 esp.), 1–16. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/691