O USO DE MODELIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE PLATELMINTOS
Palavras-chave:
Modelização. Ensino de Ciências. Aprendizagem. PlatelmintosResumo
O ensino de ciências, principalmente no que se refere ao estudo de platelmintos, tem significante importância, pois está intrinsecamente ligado à saúde do ser humano e exige o uso de metodologias que permitam a construção do conhecimento pelo estudante, de forma que ele possa estabelecer relações com o cotidiano no qual está inserido. Mas a realidade escolar é bem diferente, uma vez que na maioria das escolas há falta de recursos didáticos, de estrutura laboratorial, entre outros meios que possibilitem a efetiva aprendizagem pelo aluno do referido conteúdo. Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática enfatizando os caracteres morfológicos, reprodutivos, ciclo de vida e meio ambiente dos platelmintos. Apresentando o uso de modelização como forma de melhorar o ensino sobre os platelmintos, já que a utilização de modelos didáticos vem cada vez mais se concretizando como um facilitador da aprendizagem em sala de aula. A modelização é uma representação do objeto de estudo, confeccionada a partir de material concreto pelos próprios alunos, facilitando o processo de ensino–aprendizagem. Os modelos foram construídos a partir de materiais de baixo custo. A aplicação da metodologia aqui proposta ocorreu na escola municipal Maria Dolores Regina de Macêdo Leite, com turmas do EJA e os resultados mostraram que a modelização permitiu a integração entre conhecimentos prévios e novos conhecimentos, conduzindo a uma melhor compreensão sobre a morfologia, e reprodução dos platelmintos, além de possibilitar aos alunos aprenderam sobre profilaxia e ciclo de vida dos mesmos.