O USO DE MODELIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE PLATELMINTOS

Autores

  • Luiza Cristina Silva do Nascimento UNIFACEX
  • Raissa Souza Bezerra UNIFACEX
  • Lúcia Maria Almeida FACEX

Palavras-chave:

Modelização. Ensino de Ciências. Aprendizagem. Platelmintos

Resumo

O ensino de ciências, principalmente no que se refere ao estudo de platelmintos, tem significante importância, pois está intrinsecamente ligado à saúde do ser humano e exige o uso de metodologias que permitam a construção do conhecimento pelo estudante, de forma que ele possa estabelecer relações com o cotidiano no qual está inserido. Mas a realidade escolar é bem diferente, uma vez que na maioria das escolas há falta de recursos didáticos, de estrutura laboratorial, entre outros meios que possibilitem a efetiva aprendizagem pelo aluno do referido conteúdo. Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática enfatizando os caracteres morfológicos, reprodutivos, ciclo de vida e meio ambiente dos platelmintos. Apresentando o uso de modelização como forma de melhorar o ensino sobre os platelmintos, já que a utilização de modelos didáticos vem cada vez mais se concretizando como um facilitador da aprendizagem em sala de aula. A modelização é uma representação do objeto de estudo, confeccionada a partir de material concreto pelos próprios alunos, facilitando o processo de ensino–aprendizagem. Os modelos foram construídos a partir de materiais de baixo custo. A aplicação da metodologia aqui proposta ocorreu na escola municipal Maria Dolores Regina de Macêdo Leite, com turmas do EJA e os resultados mostraram que a modelização permitiu a integração entre conhecimentos prévios e novos conhecimentos, conduzindo a uma melhor compreensão sobre a morfologia, e reprodução dos platelmintos, além de possibilitar aos alunos aprenderam sobre profilaxia e ciclo de vida dos mesmos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Almeida, FACEX

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). Doutora em Psicobiologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora De Ciências Biológicas na Universidade do estado do Rio grande do Norte e da Secretaria Municipal de Educação de Natal. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, moscas-das-frutas do genero Anastrepha. Ensino de Ciências e Educação. Professora da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN -FACEX.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Nascimento, L. C. S. do, Bezerra, R. S., & Almeida, L. M. (2015). O USO DE MODELIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE PLATELMINTOS. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 13(1), 93–106. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/636