AVIFAUNA DO SÍTIO PEDRA DAS PALMEIRAS, CAIÇARA DO NORTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Autores

  • Migson dos Santos Menezes

Palavras-chave:

Aves. Caatinga. Conservação. Caiçara do Norte-RN.

Resumo

Este trabalho teve como finalidade analisar a avifauna do sítio Pedra das Palmeiras localizado no município de Caiçara do Norte – RN, e contribuir para um melhor conhecimento e conservação da avifauna na região de estudo, foram realizadas observações e registros das aves, nos seis primeiros meses de 2013, meses esses que abrangem o período chuvoso para região e consequentemente período de maior abundancia de espécies; no entanto, o período chuvoso foi muito abaixo da média, fato esse que vem ocorrendo a pelo menos dois anos, e isso pode ter contribuído no baixo número de espécies observadas,comparam a outros estudos. Foram encontradas 59 espécies de aves, o que corresponde a 12 % da avifauna citada para o bioma Caatinga, das quais 8 foram identificadas como endêmicas para o bioma.Das espécies encontradas, 29 tem de média a alta sensitividade a interferências humanas no habitat e 12 são espécies com muita dependência de áreas florestais, ou seja, só ocorrendo em áreas de vegetação.Porém, a perda de vegetação é justamente o maior perigo para a preservação da avifauna na região em estudo, mostrando-se mais preocupante levando-se em conta que o município está localizado em uma região tida como de alta importância para a conservação da biodiversidade da Caatinga e onde não se tem nem uma unidade de conservação.

Referências

ARAUJO, H. F. P. et al. As aves e os ambientes em que elas ocorrem em uma reserva particular no cariri paraibano, nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia, n.20, p.365-377, 2012.

BIRDLIFE International 2012. Picumnus limae. In: IUCN. IUCN Red Lis of Threatened Species. Version 2013.1. . Acesso em: 05 Nov. 2013.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Avaliação e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade. Brasília, 2002.

______. ______. Manejo sustentável dos recursos florestais da Caatinga. Natal: Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2008.

______. ______. Biodiversidade brasileira: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2002.

______. ______. Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2003.

______. ______. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2008.

CASTELLETTI, C. H. M. et al. Quanto ainda resta da Caatinga: uma estimativa preliminar. In: ECOLOGIA e conservação da caatinga. Recife: Ed Universitária da UFPE, 2003. 822 p.

CARVALHO, Vítor Celso de; PINHEIRO JÚNIOR, Osman José. Diagnóstico do estado atual da cobertura vegetal em áreas prioritárias para conservação da Caatinga,. In: ARAUJO, F. S. de; RODAL, M, J, N; BARBOSA, M, R, de, V; (Orgs.). Análise das variações da biodiversidade do bioma Caatinga: suporte a estratégias regionais de conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. p.37-80.

CBRO. 2011. Listas das aves do Brasil. 10.ed. Disponível em: <http://www.cbro.org.br>. Acesso em: 20 ago. 2013.

CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Caiç ara do Norte, Estado do Rio Grande do norte. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005. 11p.

CRUZ, M. A. O. M. da et al. Diversidade de mamíferos em áreas prioritárias para conservação da Caatinga. In: ARAUJO, F. S. de; RODAL, M, J, N; BARBOSA, M, R, de, V. (Orgs.). Análise das variações da biodiversidade do bioma Caatinga: suporte a estratégias regionais de conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

DANTAS, E. D; FERREIRA, R. V. Relevo. In: PFALTZGRAFF, P. A. dos. S; TORRES, F. S. de. M. (orgs.). Geodiversidade do estado do Rio Grande do Norte. Recife: CPRM, 2010. p.77-92.

DRUMOND, M. A. et al. Estratégias para o uso da biodiversidade da Caatinga. In: BIODIVERSIDADE da Caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília: MMA/UFPE, 2003. p.328-340.

ECORREGIÕES propostas para o bioma caatinga. Recife: Associação Plantas do Nordeste, 2002. 78 p.

FARIAS, G. B; SILVA, W. A. de. G. e; ALBANO, C. G. Diversidade de aves em áreas prioritárias para conservação da Caatinga. In: ARAUJO, F. S. de; RODAL, M, J, N; BARBOSA, M, R, de, V; (Orgs.). Análise das variações da biodiversidade do bioma Caatinga: suporte a estratégias regionais de conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. p. 203-226.

IDEMA. Perfil do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: IDEMA, 2012.

NUNES, Elias. Geografia física do Rio Grande do Norte. Natal: Imagem Gráfica, 2006, 114 p.

OLMOS, F.; GIRÃO, W. A. Silva e; ALBANO, C. G. Aves de oito áreas de Caatinga no sul do Ceará e oeste de Pernambuco, Nordeste do Brasil: composição, riqueza e similaridade. Papeis Avulsos de Zoologia, v.45, n.14, p.179-199, 2005.

PACHECO, J. F. et al. Aves: áreas e ações prioritáriaspara a conservação da Caatinga. In: BIODIVERSIDADE da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília:MMA/UFPE, 2003. p.251-262.

PEREIRA, G. A. Avifauna associado a três lagoas temporárias no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Atualidades ornitológicas, n.156, p.53-60, 2010.

ROMARIZ, Dora de Amarante. Biogeografia: temas e conceitos. São Paulo: Scortecci, 2008. 199 p.

SAMPAIO, Y.; BATISTA, J. E. M. Desenvolvimento regional e pressões antrópicas no bioma Caatinga. In: BIODIVERSIDADE da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília: MMA/UFPE, 2003. p.311-324.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

SILVA, J. M. C. et al. Aves da caatinga: status, uso de habitat e sensitividade. In: ECOLOGIA e conservação da Caatinga. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2003. p. 237-273.

SILVA, M. da et al. Aves de treze áreas de caatinga no Rio Grande do Norte, Brasil,. Revista Brasileira de Ornitologia. n.20, p.312-328, 2012.

SILVEIRA, M. H. B. Estrutura da comunidade de aves em área de caatinga arbórea, na bacia do Rio Salitre, Bahia, Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2010.

SILVEIRA, M. H. B; MACHADO, C. G. Estrutura da comunidade de aves em áreas de caatinga arbórea na Bacia do Rio Salitre, Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia. n.20, p.161-172, 2012.

TABARELLI, M.; VICENTE, A. Conhecimento sobre plantas lenhosas da caatinga: lacunas geográficas e ecológicas. In: SILVA et al (orgs.). Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2003. p.101-112.

TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. da. Áreas e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade da catinga. In: ECOLOGIA e conservação da Caatinga. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2003. p.777-796

TELINO-JÚNIOR, W. R.; LYRA-NEVES, R. M. de; NASCIMENTO, J. L. X. Biologia e composição da avifauna em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural da caatinga paraibana. Ornithologia, n.1, p. 49-58,2005.

Downloads

Como Citar

Menezes, M. dos S. (2014). AVIFAUNA DO SÍTIO PEDRA DAS PALMEIRAS, CAIÇARA DO NORTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 12(01), 72–82. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/591

Edição

Seção

Artigos