RECONHECENDO O TERRITÓRIO DE FORMA HUMANESCENTE: UM ESPAÇO VIVO DA SAÚDE

Autores

  • Ana Sampaio
  • Claudio Custódio
  • Débora Custódio
  • Kátia Cavalcanti

Palavras-chave:

Território. Vigilância à saúde. Formação humanescente

Resumo

A construção do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Reforma Sanitária iniciada em 1988, tem trazido importantes mudanças para a sociedade brasileira. Uma delas está vinculada ao modelo de atenção norteado pelo conceito ampliado de saúde que adota a prática de vigilância a saúde, a qual tem no princípio de territorialidade sua principal premissa. Formar profissionais sensíveis a essa nova concepção de saúde exige um novo olhar sobre a concepção de território. O artigo pretende relatar a experiência transdisciplinar vivenciada entre os cursos de especialização em gestão ambiental, graduação em enfermagem e o curso de psicologia da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte, ao adotarem a Pedagogia Vivencial na aprendizagem significativa da concepção de território no contexto da atenção à saúde. O estudo é do tipo analítico descritivo, no qual utilizamos os fundamentos da fenomenologia para fazer uma micro-descrição etnográfica da experiência vivenciada. Os resultados obtidos nos mostram a possibilidade da vivenciar o conhecimento do território de saúde através de metodologias ativas no âmbito da Pedagogia Vivencial, como prática acadêmica que supera o modelo da causalidade determinista trazendo para formação em saúde um novo enfoque político, epistemológico e metodológico do território.

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Como Citar

Sampaio, A., Custódio, C., Custódio, D., & Cavalcanti, K. (2011). RECONHECENDO O TERRITÓRIO DE FORMA HUMANESCENTE: UM ESPAÇO VIVO DA SAÚDE. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/31