O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Palavras-chave:
Escola, Educação inclusiva, Professor.Resumo
Dados do Censo Escolar no ano de 2014 indicam um crescimento expressivo de matrículas de alunos com deficiência e/ou transtornos globais em classes comuns na educação básica regular. Sendo assim, o objetivo deste estudo consistiu em verificar o processo de inclusão escolar desses alunos na rede regular de educação infantil e fundamental I a partir das falas dos professores. A investigação foi realizada com base na abordagem qualitativa. Foram entrevistados 6 professores da educação infantil e fundamental I de uma escola particular da zona sul da cidade de Natal/RN. Os dados obtidos foram tratados utilizando-se o método de análise de conteúdo, o qual tem sido muito usado para análise das produções de linguagem. Os resultados revelaram uma necessidade de ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da educação inclusiva por parte dos professores. Percebeu-se ainda a importância da escola em desenvolver um trabalho que não somente inclua o aluno em seus aspectos sociais, mas também educacionais. Além disso, notou-se por parte dos participantes a preocupação em promover um maior envolvimento parental nesse processo de inclusão. Verificou-se, portanto, que a inclusão do aluno com deficiência ainda demanda muitos desafios para a equipe escolar, principalmente, para os professores.
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