POESIA NA SALA DE AULA: FORMANDO LEITORES

Autores

  • Diva Tavares

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Poesia. Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho visa discutir o ensino de poesia na sala de aula, a partir de uma pesquisa semi-experimental realizada numa escola do Ensino Médio da rede estadual de Natal/RN. Apresentamos alternativas para se trabalhar adequadamente a leitura do texto poético, a partir de novas concepções de leitura de literatura bem mais producentes, como as que promovem o encontro entre o leitor e o texto. Tratamos do conceito de poesia e apresentamos possibilidades didáticas de aplicação da poeticidade no universo cultural de nossos jovens. Os aportes teóricos que deram apoio a este estudo foram as reflexões promovidas pela estética da recepção e da cooperação interpretativa, conforme a formulam Jauss, (2002a), Iser, (1996) e Eco (2002); concepção de leitor e processo de leitura, de acordo com Smith (1989) e na leitura por andaime (scaffolding), Graves e Graves (1995). Nossas análises permitem-nos afirmar que, na perspectiva interacionista, o papel do aluno é atuante e pensante no processo de leitura, permitindo-se, em sala de aula, outras leituras que não sejam a do professor, ou até mesmo a do livro didático, tido por esse professor como portadores da verdade. Os resultados a que chegamos apontam para a necessidade de os professores assumirem papéis mais ativos no trabalho educativo como um todo e, especificamente, na produção do saber escolar, inclusive da poesia por se considerar que esse gênero contribui de maneira singular para a formação lingüística, cognitiva, afetiva e psicológica dos alunos. Essas reflexões e as possibilidades de formar o aluno em leitor, especificamente no que se refere à recepção do poema, foram fatores essenciais de motivação da pesquisa.

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Como Citar

Tavares, D. (2011). POESIA NA SALA DE AULA: FORMANDO LEITORES. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/32